FONDUE DE QUEIJO E CHOCOLATE
Numa fria noite de sábado, decidimos improvisar algo para comer e surgiu a ideia de fazer fondue, aproveitando os queijos que estavam na geladeira, uma pequena peça de carne e meio pão italiano, sobra de uma receita de bruschetta. Mas daí percebi que não fazia idéia das porções corretas para a receita e as encontrei com Cristina Häfeli, sócia do restaurante Florina, no Campo Belo, um dos únicos representantes da culinária suíça na cidade de São Paulo. De quebra e com ajuda dos vídeos abaixo, tirei minhas dúvidas também de como fazer uma fondue de chocolate.
Símbolo da culinária suíça, a fondue extrapolou as fronteiras dos Alpes e há muito tempo caiu no gosto dos brasileiros, especialmente do sul e sudeste. Confira.
- 1 dente de alho
- 200 mililitros de vinho branco
- 200 gramas de queijo emmental ralado
- 200 gramas de queijo gruyère ralado
- 1 colher (chá) de amido de milho
- 1 cálice (licor) de quirche
- Pimenta-do-reino a gosto
- Noz-moscada a gosto
- 1 pão italiano ou quanto baste
Com a ajuda de um garfo, amasse ligeiramente o alho e esfregue-o no fundo e nas laterais da panela de fondue pre aquecida. Em fogo brando, acrescente o vinho branco e deixe levantar fervura. Adicione aos poucos os queijos, intercalando os dois tipos e mexendo sem parar. É importante que o movimento da colher seja sempre no mesmo sentido. Dilua o amido de milho no quirche e despeje sobre os queijos. A mistura vai dar corpo e sabor à fondue. Se preferir, substitua o destilado de cerejas por grapa. Mexa até obter um creme espesso e uniforme. Tempere com pimenta-do-reino moída e noz-moscada.
Montagem
Leve a panela à mesa sobre o réchaud. Sirva ao lado de pão italiano cortado em cubos de aproximadamente dois dedos. Cada comensal deve espetar um pedaço e molhá-lo no queijo fundido.
Dica: frios e conservas acompanham muito bem a fondue. Ofereça presunto cru, bresaola, salame e picles, entre outros ingredientes da sua preferência.
Fonte - Receitas da tia SÔ
Nenhum comentário:
Postar um comentário